Secretário Municipal de Meio Ambiente participa de reunião sobre as Queijarias

today sexta-feira, 17th agosto 2018        phone (79) 3411-1713        my_location Praça Filemon Bizerra Lemos, 120 - Centro        WEBMAIL

Secretário Municipal de Meio Ambiente participa de reunião sobre as Queijarias

today20 de abril de 2018    schedule12:41 pm    view_listAgricultura | Noticias & Eventos

Aconteceu na manhã desta sexta (20) uma reunião com o Conselho Estadual do Meio Ambiente – CEMA, para tratar sobre o Licenciamento Simplificado para Agroindústrias de Pequeno Porte de Leite e Derivados.

Neste evento foi instituído padrões para o enquadramento de agroindústrias de pequeno porte de leite e derivados na classe simplificada, estabelecendo parâmetros e procedimentos para o licenciamento ambiental simplificado.

Para que a resolução tenha efeito, o produtor terá que seguir alguns procedimentos e está dentro dos requisitos exigidos pelo Conselho. Dentre estes, podemos destacar que o produtor rural deverá ter área útil construída não superior a 250m² (duzentos e cinquenta metros quadrados) e receber no máximo até 2.000 litros (dois mil litros) de leite por dia  para processamento.

Representando o prefeito Chico do Correio (que participa de um Congresso na cidade de Salvador/BA), o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Dijalci Aragão, participou da reunião e destacou a importância da Licença Simplificada. “Eu enquanto Secretário de Agricultura estou emocionado em fazer parte desta conquista, e aproveito para dizer que a realidade do nosso sertão mudará, principalmente para quem tem como base na sua economia, o leite, que é o nosso Ouro Branco e seus derivados”.

O empreendedor (Produtor) Gloriense que quiser saber mais ou estiver interessado a conseguir a Licença Simplificada, deverá procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, ou a Regional da EMDAGRO.

Serviço de Inspeção Municipal – SIM

O Município de Nossa Senhora da Glória, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a EMDAGRO, dispõe também do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), para beneficiar as Queijarias Artesanais.

O SIM (Serviço de Inspeção Municipal ) controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores Glorienses, alimentos com qualidade e segurança garantida.

Vale destacar a união entre o Município de Nossa Senhora da Glória, Ministério Público, em nome do Dr Alex Maia, EMDAGRO, SEMARH, ADEMA e Câmara de Vereadores de Nossa Senhora da Glória, para que esta Licença Simplificada fosse aprovada.

Participam da Comissão para o andamento da regularização das Queijarias, Dijalci Aragão (Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente), Jean Paulo da SEAGRI, Dr. Izildinha Dantas (EMDAGRO), Ary Osvaldo Bonfim (coordenador Regional da EMDAGRO) e Marianita do SEBRAE.