today quinta-feira, 18th outubro 2018        phone (79) 3411-1713        my_location Praça Filemon Bizerra Lemos, 120 - Centro        WEBMAIL

Secretaria Municipal de Saúde realiza atividade com alunos e professores no povoado Angico

today19 de abril de 2018    schedule4:21 pm    view_listNoticias & Eventos | Saúde

Foi realizada na manhã desta quinta (19) na escola 13 de maio, no Povoado Angico uma atividade em alusão ao dia mundial da voz. WhatsApp Image 2018-04-19 at 15.03.57 (1) Professoras da instituição interagiram com a fonoaudióloga do NASF, Graysi Alves e os alunos fizeram atividades sobre a campanha da Geomitiase e Hans, onde a Enfermeira da ESF, Larissa Menezes, contou com o apoio das agentes de saúde, Glória e Nair, para ministrar essa atividade. WhatsApp Image 2018-04-19 at 15.03.56 Dia Mundial da Voz O Dia Mundial da Voz é comemorado anualmente em 16 de abril. A data tem como principal objetivo chamar a atenção da população em geral para os cuidados de preservação da voz, ficando alerta às alterações da voz, que podem ser um sinal de doenças. WhatsApp Image 2018-04-19 at 15.03.58 Saiba mais! Hanseníase – É identificada por manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas com alteração da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. Pode aparecer em qualquer parte do corpo. Os sintomas estão relacionados ao comprometimento do nervo, o que pode afetar a força muscular e até provocar deformidades físicas. Trata-se de uma doença contagiosa, que é transmitida por uma pessoa doente que não esteja em tratamento. Geomintíase - As geo-helmintíases representam um grupo de doenças parasitárias intestinais. Constituem um grave problema de saúde pública em diversas cidades do mundo. Sua presença está associada, quase sempre, ao baixo desenvolvimento econômico, carência de saneamento básico e falta de higiene, uma vez que esses vermes são facilmente transmitidos pela água, alimentos, mãos e ambientes contaminados. As crianças constituem um grupo vulnerável para a geo-helmintíase e uma atenção especial deve ser dada a esse grupo, uma vez que esta doença causa impacto negativo no crescimento físico e desenvolvimento cognitivo, além de uma diversidade de quadros mórbidos que podem gerar complicações exigindo, até mesmo, intervenções cirúrgicas e inclusive levar ao óbito.