today sexta-feira, 21st setembro 2018        phone (79) 3411-1713        my_location Praça Filemon Bizerra Lemos, 120 - Centro        WEBMAIL

Secretaria Municipal de Educação e Cultura realiza reunião para a Escolha Unificada do Livro Didático 2019

today30 de agosto de 2018    schedule11:26 am    view_listEducação e Cultura | Noticias & Eventos

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (29), no Núcleo da Escola Municipal Tiradentes, o encontro de professores, coordenadores escolares e a equipe da Secretaria de Educação e Cultura para a Escolha Unificada do livro didático -  PNLD/2019. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estadual, municipal e distrital. DSC_0012 A escolha do livro é feita em duas etapas: os professores analisam o material previamente na escola e em casa; no segundo momento, as propostas das escolas são levadas para a escolha unificada (opção da Rede Municipal). Neste ano, foram escolhidos livros para os alunos do Ensino Fundamental - anos iniciais (1°ao 5° ano). A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Rosivânia de Andrade, destaca a importância do professor escolher o livro que irá trabalhar durante o ano letivo. “A escolha do livro é importantíssima para a aprendizagem, pois ele é um dos principais suportes pedagógicos que o professor usa para desenvolver o trabalho na sala de aula. Nesse momento em que se discute a implementação da BNCC, que, além de propor alterações curriculares, preconiza cerceamento do direito a uma educação mais crítica”. “São nos livros que as idéias são vinculadas, e que podem contribuir para a construção do conhecimento autônomo, respeitando ou não os saberes de cada sociedade ou aumentar a injustiça social impondo conceitos fechados que vêm de cima pra baixo desrespeitando a idéia de uma educação libertadora”, conclui a Secretária Rosivânia de Andrade. DSC_0029 DSC_0035 A Secretária juntamente com sua equipe chamaram a atenção para a necessidade de o professor analisar bem o material e escolher o livro que vai ser levado para os alunos da Rede Municipal, pois do projeto de educação de cada unidade escolar depende a construção de uma sociedade que luta pelos direitos à autonomia política e cidadã e que construirá uma sociedade mais igualitária.