today sexta-feira, 24th novembro 2017        phone (79) 3411-1713        my_location Praça Filemon Bizerra Lemos, 120 - Centro        WEBMAIL

Secretaria Municipal de Educação e Cultura realiza Assembleias em todas as Escolas da Zona Urbana

today3 de novembro de 2017    schedule11:33 am    view_listEducação e Cultura | Noticias & Eventos

O Município de Nossa Senhora da Glória, na gestão do Prefeito Chico do Correio, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), na pessoa da Secretária Rosivânia de Andrade, realizou durante todo o mês de outubro, assembleias em todas as escolas urbanas com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre a implantação da Gestão Democrática.

WhatsApp Image 2017-11-03 at 10.52.15

O Que diz a Lei?

A Lei Complementar nº 20, de 15 de junho de 2016 prevê que no ano de 2017 sejam instalados os Conselhos Escolares através de eleição organizada por Comissões Eleitorais criadas em cada unidade de ensino. O principal objetivo das assembleias realizadas nas escolas foi, além de escolher a Comissão Eleitoral Escolar, sensibilizar os segmentos que compõem a comunidade escolar (pais, alunos, funcionários e professores) para se candidatarem e para compor os Conselhos Escolares, esclarecendo sobre suas funções.

WhatsApp Image 2017-11-03 at 11.17.02

A Eleição do Conselhos

A eleição dos Conselhos Escolares é o primeiro passo para a implantação da Gestão Democrática. Se o Conselho eleito não funcionar, acabará prejudicando a etapa final que é a de eleger a equipe gestora escolar. Para tanto, pretende-se experimentar o funcionamento desses conselhos durante um prazo médio de um ano para que, só a partir daí, proceda-se à implantação do processo eleitoral para a equipe diretiva – (diretor(a), coordenador(a) e secretário(a) escolar).

Esse processo de sensibilização foi conduzido por uma Comissão criada pela SEMEC, composta pelos diversos departamentos da Secretaria e também por representantes do Conselho Municipal de Educação e o SINDIVSERVE, por entender que, mesmo sendo uma decisão administrativa, o processo de implantação, para ser efetivamente democrático, deve contemplar a participação das partes interessadas.

WhatsApp Image 2017-11-03 at 10.52.22(1)

Como disse Paulo Freire, “Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente”.