Controladora Municipal representa o Município na reunião sobre o Plano de Desenvolvimento Regional do Estado de Sergipe(PDR-Sergipe)

01/02/2017 13:45

A Administração Com a Força da Nossa Gente participou na manhã desta quarta(01) do Plano de Desenvolvimento Regional do Estado de Sergipe(PDR-Sergipe), através da Controladora Municipal Ana Aparecida.

O PDR Sergipe é um instrumento de alinhamento entre a Política Nacional de Desenvolvimento Regional e a Política Estadual, e tem como objetivo apontar as diretrizes estratégicas e definir metas capazes de promover o desenvolvimento, de médio e longo prazos (5 e 10 anos), de Sergipe, em especial dos espaços menos desenvolvidos.

Serão bases os instrumentos de planejamento vigentes como o Plano Estratégico do Estado, o Plano Plurianual, a Política de Desenvolvimento Industrial do Estado, entre outros.

Nossa Senhora da Glória esta localizada no Alto Sertão Sergipano, de acordo com o Decreto nº 24.338, de 20 de abril de 2007, onde o Estado adota os Territórios de Planejamento como instrumento para planejar o desenvolvimento. Fazem parte ainda deste espaço de ações, o Médio Sertão Sergipano, o Agreste Central Sergipano, o Baixo São Francisco, o Leste Sergipano, a Grande Aracaju, o Centro Sul Sergipano e o Sul Sergipano.

Uma das etapas do PDR ocorrerá em Nossa Senhora da Glória, no dia 15 de fevereiro na Escola Padre Leon e receberá os Representantes de todos os segmentos dos Territórios do Alto Sertão e Médio Sertão Sergipano.

Em Sergipe, a elaboração do Plano é coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri)  e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe  (Sedetec). A Execução do mesmo é feita pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), que foi contratado pelo IICA.

O projeto é financiado pelo Ministério da Integração, responsável pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional, em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, instituição vinculada à Organização dos Estados Americanos – OEA.