Município de Glória é beneficiado pelo governo com um caminhão-pipa

Carro PIPA

07/03/2014 09:43

Município de Glória é beneficiado pelo governo com um caminhão-pipa

O Governo de Sergipe, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entregou na manhã da última sexta-feira, caminhões-pipa a 29 municípios sergipanos. Um investimento correspondente a R$ 7.801.414,00. A solenidade de entrega contou com a presença do governador Jackson Barreto, de secretários estaduais e prefeitos.

A entrega está inserida no âmbito da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 – Equipamentos) e têm por finalidade reforçar a reestruturação produtiva dos agricultores familiares dos municípios. A iniciativa integra-se também ao conjunto de ações planejadas pelo Governo Federal para combater os efeitos da seca.

29 Municípios receberam os caminhões-pipa. Os municípios foram definidos por terem Decreto de Emergência em abril de 2013: São Domingos, Cumbe, Canhoba, Cedro de São João, Laranjeiras, Poço Redondo, Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Tomar do Geru, Poço Verde, Ribeirópolis, Arauá, Capela, Canindé de São Francisco, São Miguel do Aleixo, Pedra Mole, Nossa Senhora de Lourdes, Pinhão, Lagarto, Simão Dias, Nossa Senhora das Dores, Riachão do Dantas, Feira Nova, Macambira, Aquidabã, Propriá, Telha, Amparo de São Francisco.

Em seu discurso, o governador Jackson Barreto lembrou que o PAC foi ampliado e alguns municípios que não estão na área do Semiárido também receberão os caminhões-pipas. “Essa é uma política do Governo Federal em parceria com o Governo Estadual, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário. É uma alegria muito grande em participar dessa história, um momento como esse, pois os caminhões ajudarão a população a sobreviver aos efeitos da seca, e também estamos colaborando com as prefeituras”.

Ele destacou ainda que os investimentos do Governo nos municípios que estão em Situação de Emergência não param por aí. “Estamos fazendo distribuição de forragem, alimento para o gado de pequenos produtores da agricultura familiar. São mais de R$ 6,5 milhões em investimento. É uma prova de amor e respeito ao pequeno agricultor”.

Hoje o Governo do Estado está presente em 16 municípios com a Operação Pipa Estadual, os locais estão dentro de um decreto de Situação de Emergência. São 90 caminhões trabalhando atendendo esses 16 municípios. O prefeito de Nossa Senhora da Glória, Francisco Carlos Nogueira Nascimento, o Chico do Correios observou que “um caminhão pipa pode parecer pouca coisa, mas para milhares de pessoas minimiza o sofrimento. Já houve um tempo que essas pessoas viviam a mercê de gente que fazia da doação de água uma troca de votos, hoje a realidade é diferente”.

Com informações e fotos da ASN