Secretário visita barragem e sinaliza investigação após morte generalizada de peixes

03/08/2015 14:50

O secretário Municipal de Meio Ambiente, José Alves (Dedé), esteve na Barragem de Nossa Senhora da Glória durante a manhã desta segunda (03) para averiguar a denúncia de que uma grande quantidade de peixes teria sido encontrada morta no início do último domingo. O secretário sinalizou que as devidas providências deverão ser tomadas nos próximos dias.

Após receber a denúncia, Dedé analisou o problema in loco e contatou o órgão fiscalizador de problemas ambientais, a ADEMA. Na visita ele pôde ouvir depoimentos de pescadores e moradores da localidade sobre a situação, os quais praticamente descartaram a possibilidade do problema ter sido ocasionado por uma das fábricas localizadas próximas à barragem.

Segundo o secretário, a população local acredita por unanimidade que um veneno jogado na água tenha sido o causador da morte dos peixes “A maioria dos moradores e frequentadores diz que alguém utilizou veneno para facilitar a pesca de camarão, outros ainda afirmam que uma bomba tenha gerado esse prejuízo” disse Dedé.

A denúncia foi repassada à ADEMA, após recomendação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, e uma equipe deverá vir até Glória nos próximos dias para investigar a situação e saber o real fator que culminou na morte generalizada do cardume, haja vista que a maioria dos moradores da localidade se utiliza da pescaria feita na barragem para se alimentar.

O Secretário de Meio Ambiente se colocou a disposição da imprensa para responder demais questionamentos e frisou a seriedade e trabalho da Prefeitura Municipal na defesa das leis ambientais e melhoria da qualidade de vida da população de Nossa Senhora da Glória.