Nossa Senhora da Glória recebe a Unidade Móvel do SESC Saúde da Mulher

today sexta-feira, 17th agosto 2018        phone (79) 3411-1713        my_location Praça Filemon Bizerra Lemos, 120 - Centro        WEBMAIL

Nossa Senhora da Glória recebe a Unidade Móvel do SESC Saúde da Mulher

today26 de julho de 2018    schedule12:40 pm    view_listNoticias & Eventos | Saúde

O projeto, que começou nesta quinta (26), pretende realizar um total de cerca de 543 exames, entre mamografias e citopatológicos em mulheres Glorienses da cidade e do Interior; todos os atendimentos são gratuitos.

O município de Nossa Senhora da Glória assinou uma parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (FECOMÉRCIO/SE) para utilizar a unidade móvel do Sesc Saúde da Mulher, entre os dias 26 de julho e 8 de agosto.

O Sesc Saúde da Mulher é um programa composto por várias unidades móveis que realizam exames de prevenção do câncer de mama e colo do útero, além de desenvolver ações educativas de promoção da saúde.

DSC_0076

Estão disponibilizados exames de mamografia e citopatológicos, na unidade composta por consultório médico, sala de mamografia e espaço para ações educativas. Foram cadastrados 280 exames de mamografias e 263 de citopatologias, onde a Unidade Móvel tem capacidade para realizar cerca de 40 exames de cada por dia (mamografias e Citopatologias). Os exames são enviados para o Hospital do Câncer de Barretos, onde são analisados pela equipe que é referência internacional em tratamento do câncer, e após são enviados para o paciente, através da unidade móvel do Sesc.

O citopatológico é indicado a toda mulher que já iniciou sua vida sexual, principalmente aquelas com idade entre 25 e 64 anos. Já a mamografia deve ser feita entre os 50 a 69 anos.

DSC_0049

O convênio foi assinado pelo prefeito Chico do Correio, pela diretora do Departamento Regional do Sesc, Adely Carneiro, pelo Secretário de Agricultura, Dijalci Aragão (na oportunidade representando todos os Secretários) e pela Coordenadora da Atenção Básica, Marise Cunha.

Para o Prefeito Chico do Correio a presença da Unidade Móvel na cidade é de suma importância para as mulheres. “Estou bastante feliz por estar prefeito deste município e poder trazer uma ação de extrema importância, onde proporciona uma melhor qualidade de vida para as mulheres”.

“Esta é mais uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, onde as mulheres poderão fazer exames e assim, prevenir contra o câncer de mama e do colo de útero. Importante também a propagação desta informação, para que a vizinha, uma parente e também uma amiga possa vir fazer o exame. É melhor prevenir do que remediar”, destacou o Prefeito Chico do Correio.

O agendamento dos exames é feito na Clínica de Saúde da Família Maria da Conceição Parteira (Antigo SESP), local onde a Unidade Móvel está estacionada.

DSC_0037